sábado, 20 de setembro de 2014

Fotografia Pinhole

Hi my little stars!

Duas semanas sem postar no blog, não que estava sem ideia, estou realmente sem tempo e não nem segundos para escrever uma linha de texto. O mínimo que consigo é visitar blog de alguém e comentá-la.

Ah! Fui indicada no tag novamente pela "Curiosidades do Japão" na próxima estarei respondendo as perguntas, até lá espere por mim Narumi! o/


Nesse fim de semana estarei fazendo os trabalhos da faculdade e trabalho de free lancer, então não tenho dia previsto para postar novamente (talvez semana que vem no sábado ou no domingo).
Alguém já escutou em falar de Fotografia Pinhole? (pin-hole)
Na aula teve essa de fotografar a imagem através da tecnologia chamado Pinhole, o trabalho era tão interessante que quis compartilhar o assunto com vocês.

Uma câmera artesanal feita pela lata de leite em pó.

Na verdade, não é necessário ser lata de leite em pó, se for material com formato de cilindro que cubra pela luz e que dê para furar em tamanho de uma agulha já está feito maquina fotográfica pinhole!

Porém, o maior problema é encontrar o papel fotográfico (ex.: ILFORD) hoje em dia além de ser caro é difícil de encontrar nas lojas.
*O papel fotográfica não é aquele papel que coloca na impressora, um papel especial que bate a luz e acontece reação química. 

Materiais necessárias para câmera:

- Lata de leite em pó:
- Spray fosco preto;
- Color plus preto;
- Fita crepe;
- Papel fotográfica ILFORD;

1º Passo: Pegue a lata de leite em pó vazia com tampa metálica e evite a tampa plástica.


2º Passo: Pinte-o com spray preto fosco a parte interna da lata até que fique totalmente preto (não esqueça de pintar a tampa também).


3º Passo: Fure a lata com um prego (pois o prego é tamanho ideal p/ esse processo) e depois dê uma lixada por dentro para ter bom acabamento.


4º Passo: Pegue lata de refrigerante, corte um pedaço de quadrado e depois no centro deste quadrado, fure-o com uma agulha (depois dê ma lixada como do 3º passo).


5º Passo: Pegue o quadrado que foi recortado na lata de refrigerante e cole com fita crepe onde o furo do alumínio fique no centro do furo da lata de leite em pó.


6º Passo: Coloque color plus preto ou adesivo preto para cobrir o furo.


Pronto, a câmera está feita, agora o problema é onde você vai abrir a embalagem da folha fotográfica? Como colocar essa folha dentro da lata? Quanto tempo o buraquinho tem que estar aberto?  E como vai revelar as fotos? e etc.

Como era impossível tirar foto dentro do laboratório e nem vou explicar com texto enorme. Então resolvi colocar o vídeo que explica passo a passo sobre esse assunto.


Bom, se souber da parte mais importante para tomar cuidado, esse trabalho sairá com bom resultado.

E por curiosidade, as minhas fotos ficaram assim!


Convertendo as imagens.


Gostaram?
Experimente essa fotografia quando tiver oportunidade!

10 comentários:

  1. Interessante e muito legal! Curti, Mie!
    Já tinha ouvido falar sobre essa "câmera", mas nunca soube como era revelado as fotos. Bem legal mesmo ♥

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que incrível!
    Nem sabia que era possível criar uma máquina fotográfica com lata de leite em pó shuash' Pena que é difícil achar esse papel especial para fotografia, se não seria muito legal fazer essa máquina. Adorei as suas fotos, ficaram com um efeito legal *u*
    Até mais!
    Zona Neutra

    ResponderExcluir
  3. Oi Mie
    Apesar de ser um texto longo ficou muito fixe, um dia gostava de fazer uma experiência assim
    Eu já tinha visto algures num livro meu de visual e achei interessante....

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvida falar da tecnica, mas é bem interessante. Eu gosto bastante de fotografia, mas não tenho uma camera. Ah você estava falando de fazer trabalhos, de que você trabalha? Gostei do resultado :)

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  5. Nossa Mie, que incrível! Eu que tenho fotografia como um hobbie nunca tinha ouvido falar disso! Adorei a primeira foto, ficou muito artística.
    Infelizmente, como você falou é difícil ter acesso a um laboratório para poder revelar as fotos, senão eu poderia tentar!

    Beijos e tenha uma ótima semana ~♥

    ResponderExcluir
  6. Adorei o estilo das fotografias *--* assim, meio antigo, lembra filme de terror, parece simples só que eu acho que não conseguiria ;((
    Já sou acostumada a me contentar com meu celular e o Instagram kkkk

    Bjss ^__^
    http://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Mie!
    Ahh sem problemas ^^ Fiquei feliz por ter aceitado a TAG ( vivo te enchendo de TAG's, né?? Desculpa ).
    Nossa... que câmera mais prática e maneira! Pra que gastar um horror de caro em câmeras de última geração que até quebram facilmente??
    Adorei o post, muito bom!!
    Kissus~

    ResponderExcluir
  8. Oii Mie-chan <3
    Que post interessante!Eu gostaria de algum dia poder ter uma câmera de latinha kkk tenho nem para a digital :/ mas é bem legal :3

    Chu

    ResponderExcluir
  9. Achei muito criativo, da um efeito legal na foto apesar de parecer meio trabalhoso. Vou fazer um dia, no dia que eu tiver um câmera kkkkkk Ser pobre é foda minha cara. u.u

    Vodka & Coca

    ResponderExcluir
  10. Eu não achei a postagem longa ou chata! Gostei bastante! Tenho uma amiga que se formou recentemente em artes e ela fotografa bastante, por sorte na faculdade dela tem vários labs pra trabalhar com fotografia. Eu acho super legal esse tipo de coisa, gostaria de tirar fotos também. Mas no momento é mais um desejo e tal...

    E boa sorte com a faculdade. Gambatte! <3

    Otome TeaTime! ♥

    ResponderExcluir

Regras:

☆ Não ofender seus colegas no comentário;
☆ Procuro responder todos os comentários o mais rápido possível;
☆ Sigo apenas os blogs de certa forma me interessar;
☆ Nem sempre consigo retribuir todas as visitas e os comentários.

Agradeço pela sua visita e seu comentário! (*≧ω≦)キャハハ♪

Layout feito por GNMH彡