sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

falando de trabalho

Hi my little stars!

Está tão frio que estou praticamente todos os dias dentro do kotatsu (mesa baixa com aquecedor e com cobertor), minhas mãos estão bem ressecadas, e toda hora fica levando choque por causa das roupas de lã, daqui a pouco vou virar Pikachu ou Pawmi do pokémon.



Ultimamente só estava nas rotinas de casa → trabalho → casa → final de semana saindo com a galera, que estou relaxando muito nos deveres de casa. A verdade é que esse bico que peguei para trabalhar até janeiro que vem, me afetou um pouco tanto físico quanto mental, porque a empresa em si eles oferecem serviço de primeira linha, para os clientes isso é ótimo, tanto que eu também faço parte deles, mas quando você se coloca no lugar dos trabalhadores, você repara que não é algo maravilhoso, pensando bem agora mesmo trabalhando apenas 4 dias por semana e 10 horas por dia não é mais trabalho de bico neah? Mas entretanto, faltam apenas 2 dias para trabalhar esse ano, e resto vou ficar de "férias" até ano que vem que só restam 4 dias para trabalhar. Uma dica para pessoa que mora no japão, nunca pegue trabalho temporário da amaz*n depósito, serviço muito pesado e eles nunca te tratam como ser humano.

Bom, o assunto acabou dando muita curva, mas resumidamente de resto a minha vida anda bem, e falando de trabalho, recentemente aconteceu uma coisa muito feliz, como não se oficializou ainda não vou contar detalhes nessa postagem, mas dando spoiler que fui contratada por uma empresa que estava super interessada, e vou começar a trabalhar logo depois que sair desse emprego temporário.

Vou aproveitar que estou falando do assunto de trabalho, selecionei alguns itens de como me preparo durante a fase do processo seletivo:

  1. Criando currículo que destaca - entenda que não é só você que está se inscrevendo nessa vaga, por isso que é importante criar um currículo que chame atenção do recrutador. Um bom currículo é uma forte combinação de habilidades relevantes e experiências com apresentação clara. Como no começo não tinha ideia de montar currículo, eu peguei muitas referências na internet, outra que coloquei no papel para organizar e pontuar minhas experiências e habilidades fortes no perfil. 

  2. Evitar de inscrever na vaga que seu perfil não atende ao requisito - já vi uma pessoa reclamar sobre isso, de achar absurdo de não contratar pessoa sem experiência tanto que a mesma está apto a aprender, primeiro porque a vaga é para pessoa com experiência, segundo seu perfil não encaixa no requisito, outra que se a pessoa está querendo adquirir experiência, é só jogar no google que acha algumas vagas que aceita pessoa sem experiência.

  3. Demonstrar interesse - quando finalmente é chamada na entrevista, antes pesquise sobre valores, missão, serviços, e cultura da empresa para demonstrar seu preparo e interesse pela vaga.

  4. Destaque suas habilidades e experiências relevantes - na hora da entrevista, é muito importante demonstrar suas habilidades relevantes a vaga, e falar sobre as experiências profissionais. Para pessoa que não tem experiência, é bom demonstrar bastante interesse, como por exemplo, que você tem estudo sobre isso, ou melhor ainda falar que tem certificado da área.

  5. Ensaiar o discurso - uma das partes mais complicadas na entrevista é se apresentar conforme o seu currículo, entre 20 entrevistas que não passei porque me dei mal na apresentação. Para sua apresentação não ficar super confusa, é recomendável treinar em frente ao espelho para diminuir sua ansiedade, e anotar as falas e gravar seu discurso também ajuda a passar mensagem de forma espontânea na hora da entrevista.

  6. Se não passou, bola para frente - mesmo recebendo muitos nãos, nunca ache que você é incapaz de conseguir o emprego que quer. Na minha vida inscrevi em quase 100 vagas (sem brincadeira), e recebi oportunidades de 5 ou menos do que isso, não recordo muito ahahaha é aquela questão, se eu consegui, quer dizer que você também consegue. Agora para pessoa que está chorando as pitangas só porque recebeu 3 nãos, vai catar coquinho.

  7. Toma cuidado com vaga arrombad@ - infelizmente as pessoas ruins estão em todos os lugares, existem muitas vagas estranhas que você passa, e a empresa pede serviço totalmente fora do que foi combinado, ou pior, que atrasa seu salário. Teve uma entrevista que participei que a vaga era de designer gráfico, mas o entrevistador ofereceu trabalho de callcenter, e durante nas horas vagas você tem oportunidade de estudar para ser web designer, ou seja, você está lá para trabalhar como callcenter e não tem 100% de garantia de você se tornar uma web designer (pra começar, não era nem profissão que estava procurando), por cima este desmereceu minha profissão falando que hoje em dia serviço de dg é desnecessário porque a IA vai resolver tudo. Fui reprovada porque ele se tocou que eu não ia cair nesse bait de vaga, mesmo passando ia recusar porque eu passaria muito longe de trabalhar numa empresa que engana os candidatos.

  8. Por final - Fazendo tudo isso, levei meses para finalmente conseguir um emprego, então nunca desista de continuar tentando mesmo levando muitos nãos. E mais uma coisa, falei para não desistir, mas tem hora que precisa de pausa para recuperar a sua situação psicológica, porque procura de emprego te desgasta mentalmente, é ideal você tentar procurar durante 1 ou 2 meses, senão conseguiu, dá uma pausa para começar no outro mês, durante essa pausa é interessante estudar ou tentar pegar o certificado pra dar growup no seu currículo.

"Poxa mas tia PaMu, para de falar do trabalho neah?" perdão minhas estrelinhas acabo falando muito dele porque eu gosto do assunto, fora que faz muitos anos que queria encontrar emprego para fixar e realizar meus planos futuros! Por isso aguente mais um pouco até eu cansar de falar dele hahahá!

Até a próxima postagem minhas estrelinhas!

Kiss

2 comentários:

  1. Oi Pamu! Como está?

    Aí está tão frio, e aqui está tão quente...

    Recentemente iniciei um novo emprego, eu estava tão nervosa na entrevista, mas deu certo. É uma loucura aqui, meu setor é o mais tranquilo, só tem eu haha é uma pazz dentro da sala.

    Estarei no aguardo do próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kamilla!
      Que bom te ver por aqui, estou bem sim e vc?

      Pois é, BR e JP é literalmente mundo paralelo huashusa

      Nossa que bom! Fico feliz que deu tudo certo, e entendo muito, na entrevista fica super nervosa mesmo! Mas importante é ter conseguido passar, e gostar do ambiente dele!

      Kiss!

      Excluir

Regras:

☆ Não ofender seus colegas no comentário;
☆ Procuro responder todos os comentários o mais rápido possível;
☆ Sigo apenas os blogs de certa forma me interessar;
☆ Nem sempre consigo retribuir todas as visitas e os comentários.

Agradeço pela sua visita e seu comentário! (*≧ω≦)キャハハ♪

Layout feito por GNMH彡