quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Higanbana - 彼岸花

Hi my little stars!


Esse assunto tem a ver com postagem "As Flores do Mês" explicando que os japoneses tem costumes de colocar seus significados nas flores.

Higanbana (Red Spider Lily/Red Magic Lily)
Gênero: Lycoris
Espécie: Lycoris radiata

A flor que produz veneno tóxico em todas as partes da planta (até nas pétalas).
Sua origem é na China, passou para o região do Japão e chegou na América do Norte para ser chamado de Red Spider lily por suas flores crescerem sobre hastes que mede 30cm~70cm assim lembra a imagem de uma aranha.

No Japão floresce no mês de Setembro para Outubro na região da plantação de arroz.
Antigamente a flor era plantada na volta do túmulo para evitar toupeira que comia os defuntos, por isso traz imagem de mortos.
Numa época que não cultivava as comidas na terra, as pessoas comiam as flores para evitar o fome (mesmo venenosa não tinha risco de morte, pois veneno saía apenas lavando com água).

Afinal a flor teve significado que não trazia felicidade para as pessoas.

As lendas:

- Não traz bons significados a levar para casa que ela pode incendiar por causa do seu formato de cor que lembra a chamas.
- Não tirar pelo raiz, ela pode despertar os mortos.
- Não tocar na flor, sua mão pode apodrecer.

Seus significados:

- Tragédia;
- Desistência;
- Independência;
- Reencontro;
- Reencarnação
- "Encontraremos novamente";
- "Apenas penso em você".

Enfim,  gostaram da flor? Essa flor é tão popular que é usado sempre para representar imagem do inferno ou mundo da morte, como do anime Jigoku Shoujo essas flores sempre estão presentes em várias cenas.



9 comentários:

  1. O anime eu não vi não.... mas a flor eu conheço existe cá em Portugal mas com outro nome,,, são Raqueis ou raquelinhas eu tenho aqui em casa, mas sao numa tonalidade mais arroxeada, mas é a mesma flor!
    Mas eu acho bem lindas também e se trazem algum infortúnio ainda não dei fé...

    ResponderExcluir
  2. Oii Mie!!
    Que bullying com a flor! Percebi que ela não foi "bem vinda" pela humanidade - que rude! - . Bom, essa flor eu já tinha visto a imagem, mas nunca parei para pesquisá-la. Bom... se você tocar na flor e quem sabe, talvez, coçar o olho, você morre? ( ou algo menos trágico hehe' ). Bom, se eu visse uma flor dessa, eu ia numa boa trazê-la para casa, e na raiz! (>w<) ( acho que estou desafiando o mal '-' ).
    Adorei o post! Muito bom, parabéns!!
    Kissus~

    ResponderExcluir
  3. Uau xD nunca imaginei que uma flor poderia fazer tudo isso ._. , ñ sei se acredito ou não mas prefiro nem testar ヾ(×× ) ツ mas achei intererssane
    Vc é japonesa mesmo? *--*

    Atéé (^_−)☆
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  4. Aprendendo coisas novas com as postagens da Mie-chan ;)
    Adorei, e lembro bem como elas apareciam em Jigoku Shoujo *u*
    Kisses:*

    ResponderExcluir
  5. Que flor bonitinha <3 essa flor floresce no Brasil? Acho que ela não floresce onde eu moro, só se for resistente ao calor

    Noossa eu lembro dessas flores quando eu via Jigoku shoujo!! Saudades.

    Meio confuso os significados da flor, alguns são meio contraditórios ahuhasuash mas são muito interessantes. Gosto disso das flores terem seus significados, as deixam mais especiais :3

    Beijos Mie! õ/

    ResponderExcluir
  6. Eu nao assisti o anime porque a censura me irritou demais, mas que legal sua postagem. Achei show vc ter essa sacada das flores. Eu nao conhecia esses significados, gostei.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  7. eu tinha certeza que já tinha visto uma flor muito parecida com essa. mas ela crescia numa espécie de árvore [agora que você falou, não lembro bem]. e é linda mesmo. não teria medo de levá-la pra casa. você me recordou que preciso terminar de assistir TG. tem gente que realmente curtiu o animê.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho essa flor lindíssima! Eu lembro imediatamente do encerramento de InuYasha, My Will, onde a Kikyou aparece num cenário cheio dessas flores e depois quebrando os caules delas, é lindo! Adorei a curiosidade, e não sabia que todas as flores tinham um significado assim ♥
    Agradeço seu comment no Hishoku, Mie-chan! Obrigada pela força, espero que eu consiga superar esses problemas da faculdade. E se continuar assim, acho que vou mesmo pensar numa transferencia, se bem que já ouvi que as federais se aproximam de uma greve também :/ aff!

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  9. Poxa, achei bem estranho uma flor tão bonita e com um significado legal desses ser venenosa D: Mas é muito interessante como esses animes exploram o conhecimento da cultura japonesa colocando estas pistas "secretas" nos episódios.

    Té mais P.M

    ResponderExcluir

Regras:

☆ Não ofender seus colegas no comentário;
☆ Procuro responder todos os comentários o mais rápido possível;
☆ Sigo apenas os blogs de certa forma me interessar;
☆ Nem sempre consigo retribuir todas as visitas e os comentários.

Agradeço pela sua visita e seu comentário! (*≧ω≦)キャハハ♪

Layout feito por GNMH彡